Alimentos importantes para a saúde e beleza da mulher: conheça o top 10

Alimentos importantes para a saúde e beleza da mulher: conheça o top 10

Manter hábitos saudáveis é fundamental para a rotina de todos nós. Beber bastante água, praticar exercícios físicos, dormir bem e comer produtos naturais ou não processados são alguns dos cuidados que devemos ter sempre. Contudo, a nutrição feminina varia um pouco da alimentação recomendada para os homens, e, por isso, preparamos um top 10 com os alimentos importantes para a saúde e beleza da mulher. 

O consumo dos alimentos que vamos ver a seguir contribui para o bom funcionamento do organismo feminino, ajuda a combater os sintomas da menopausa, melhora a autoestima e ainda fortalece o sistema imunológico — tão importante para os dias atuais, não é? Também listamos os produtos que ajudam a deixar a pele, as unhas e os cabelos mais bonitos e saudáveis. Já vai compartilhando esse texto com as amigas e boa leitura! 

1. Soja

A soja, com certeza, já faz parte do dia a dia de veganas e vegetarianas, mas ela deveria estar inserida no cardápio de todas as mulheres. E por vários motivos: é rica em isoflavona, um composto natural que ajuda a diminuir os sintomas indesejados da menopausa, como as alterações hormonais e as famosas ondas de calor; também reduz os sintomas da TPM e auxilia com doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes e Alzheimer. Os nutricionistas indicam o consumo de cerca de 30 gramas de soja por dia. 

2. Chocolate amargo

Alguém aqui AMA chocolate? Então temos uma notícia boa! O chocolate amargo, aquele com mais de 70% de concentração de cacau, oferece muitos benefícios à nossa saúde: ele reduz o risco de doenças cardiovasculares e também alguns casos de câncer. Além disso, comer um chocolatinho nos dias de TPM ajuda as mulheres a controlarem a ansiedade. 

3. Oleaginosas

As castanhas, nozes e amêndoas são as famosas oleaginosas, e você já deve ter ouvido falar sobre como elas fazem bem à saúde. São ricas em ômega 3, vitamina E e minerais, como potássio, zinco e magnésio. Também são fontes de fibras e gorduras boas e ajudam no combate de inflamações no nosso organismo, permitindo que as células trabalhem melhor.

As oleaginosas também auxiliam a hidratação da pele e, consequentemente, previnem o envelhecimento precoce, além de ajudar a diminuir manchas. Os cabelos ficam mais fortes, brilhantes e sem caspas, e as unhas crescem fortificadas e mais saudáveis. Quer outra notícia boa? É muito fácil inserir as oleaginosas na sua rotina preparando receitinhas deliciosas!

4. Linhaça

Quem quer aumentar o consumo de ômega 3, substância indicada para o colesterol bom, pode apostar na linhaça. Ela reduz os níveis de LDL, o colesterol ruim, e ainda ajuda a controlar as ondas de calor, favorece a perda de peso e melhora o funcionamento do intestino. Você pode consumir de uma a duas colheres de sopa de linhaça por dia, inserindo a sementinha em bebidas e comidas. 

5. Salmão

Ainda falando sobre ômega 3, agora a dica de alimentos importantes para a saúde e beleza da mulher é o salmão. Além do nutriente, o salmão entrega vitaminas D, A, B3, B5, B12 e ferro. Já pode incluir na dieta sem medo! Ele também tem substâncias que previnem inflamações no organismo, doenças cardíacas e casos de AVC, e regula os níveis de colesterol e a quantidade de cálcio no sangue. 

6.Berries

As berries são frutas deliciosas: mirtilo, morango, framboesa, cranberry e goji berry. E todas são ótimas para a saúde e beleza das mulheres. Ricas em antioxidantes e flavonoides, previnem que o organismo envelheça e combatem sinais de celulite e estresse. Quem sofre com infecção urinária também pode apostar na cranberry para melhorar de forma natural. Ou seja, está na hora de colocar as frutinhas vermelhas na sua dieta!

7. Vegetais verde-escuros

Sim, o tom de verde faz diferença — isso não era uma invenção da sua mãe para te fazer comer mais espinafre. Os vegetais verde-escuros, como a couve, a rúcula, o brócolis e o agrião, têm alta concentração de vitaminas A, C, E e K e ácido fólico, ferro, potássio, magnésio e zinco, o que melhora o funcionamento de todo o nosso organismo, incluindo as unhas e a pele, que ficam mais hidratadas. Também combatem radicais livres e protegem o coração contra o estresse do dia a dia. 

8.Cereais integrais

Arroz integral, centeio, cevada e aveia. Todos são alimentos importantes para a saúde e beleza da mulher e devem aparecer no seu prato, principalmente pela alta quantidade de vitaminas do complexo B, essenciais para os sistemas digestivo e imunológico. Os cereais integrais ainda ajudam a fortalecer cabelos e unhas. Perfeito, hein? 

9. Tomate

O tomate vira e mexe está nas nossas refeições, mas será que você sabe os benefícios desse fruto? Ele ajuda a reduzir a oleosidade da pele, prevenindo o aparecimento de acnes. Também é indicado para hidratar os cabelos e auxiliar no crescimento, já que diminui aquelas coceiras chatinhas no couro cabeludo. E por conter vitamina A, o tomate ainda mantém as unhas fortalecidas e menos ressecadas. 

10. Abacate

Pense numa fruta superpoderosa! O abacate é rico em vitaminas A, C, D e E e deixa o nosso corpo mais bonito e saudável. Ele também hidrata a pele e ajuda a diminuir as olheiras, que a gente tanto odeia, e aumenta a produção de colágeno. Já para os cabelos, o abacate reduz o frizz e entrega muito brilho. 

Agora que você já conhece alguns dos alimentos importantes para a saúde e beleza da mulher, que tal passear pela cozinha e organizar refeições e lanchinhos saudáveis para a semana toda? Aquela colherada de éNozes não pode faltar nenhum dia, hein? 



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