
Atividade física aumenta a imunidade? Entenda o impacto na sua vida
Nunca falamos tanto sobre o sistema imunológico quanto nos últimos dois anos, não é mesmo? A pandemia da Covid-19 fez com que a gente procurasse novas formas de cuidar da saúde e também da nossa família. E com isso, muita gente se perguntou: será que a atividade física aumenta a imunidade? Vamos descobrir a seguir.
Já foi comprovado que os exercícios físicos podem sim contribuir para o bom funcionamento do nosso sistema imune, e do corpo todo, na verdade. Os treinos aeróbicos, por exemplo, fortalecem a imunidade e o sistema respiratório — tudo que a gente quer hoje em dia, hein? Mas atenção: praticar atividades físicas de forma exagerada ou sem preparo pode causar o efeito contrário, afetando as barreiras de proteção do organismo.
Quem começou a se movimentar agora deve preferir fazer caminhadas leves ou corridas que não causem aquela sensação de falta de ar. Se você não consegue, por exemplo, caminhar e conversar ao mesmo tempo é porque já está se esforçando demais. E é aí que o sistema imunológico pode ser atingido de forma negativa: ficando desregulado, o que pode causar até mesmo um quadro inflamatório.
Por isso, se você não tem o costume de praticar exercícios, comece aos poucos, com três treinos de meia hora por semana. Assim, a atividade física aumenta a imunidade e você vive com saúde e muita endorfina, o hormônio que te deixa com mais disposição no dia a dia. E se a máscara de proteção estiver te causando desconforto durante as práticas, reduza ainda mais a intensidade e faça pausas. Lembre-se também de trocar a máscara sempre que ela estiver suada.
E para quem já praticava? A atividade física aumenta a imunidade?
Quem já treina e quer aumentar o ritmo para cuidar do sistema imunológico também deve fazer isso com cautela. Treinos sempre intensos podem refletir na imunidade: diminuindo as células chamadas neutrófilos, que formam a primeira barreira de proteção quando um vírus ataca o nosso organismo.
Portanto, a atividade física aumenta a imunidade quando praticada com constância, mas sem exageros. Vale destacar também que os exercícios nos ajudam a perder peso e fortalecer todo o corpo, o que é fundamental quando precisamos combater alguma doença, como a Covid, ou mesmo uma gripe comum. E unir tudo isso a uma alimentação favorável à saúde é ainda melhor, ok?
Saúde mental e atividade física
Manter hábitos saudáveis faz bem para o corpo e para a mente. E se você puder praticar uma atividade física ao ar livre, então, melhor ainda! O nosso bem-estar emocional ajuda a prevenir ou cuidar de transtornos como depressão, ansiedade e síndrome do pânico, funcionando quase como um momento de terapia, nos deixando até mais calmos.
Além disso, quando nos sentimos bem, conseguimos dormir melhor. E uma boa noite de sono é fundamental para que o nosso sistema imunológico funcione direitinho. Sem falar da melhora na qualidade de vida! Portanto, a atividade física aumenta a imunidade, mas também faz com que a gente tenha uma vida mais positiva em vários outros aspectos.
Se você já se convenceu de que a atividade física aumenta a imunidade e melhora a sua saúde física e mental, vamos a algumas dicas para mexer o corpo de forma segura e divertida!
Exercite-se de forma saudável
Não precisa recuperar o tempo perdido
Está começando a praticar exercícios hoje? Tudo bem! Não precisa se desesperar tentando recuperar o tempo perdido. Conte com a ajuda de um profissional e inicie aos poucos, respeitando os limites do seu corpo e tendo em mente que a atividade física aumenta a imunidade e o bem-estar — e não queremos o contrário!
Pense nos seus treinos
Já falamos, aqui no texto, que a constância é mais importante que a intensidade, certo? Por isso, pense como os seus treinos podem ser encaixados na rotina. É melhor caminhar meia horinha todo dia do que correr por uma hora só no fim de semana, ok? E caso você sinta muito cansaço no começo, descubra uma forma de dividir os exercícios, por exemplo, em 15 minutos pela manhã e 15 à noite.
Encontre uma atividade física que te deixa feliz
O melhor exercício físico é sempre aquele que você gosta de praticar! Não importa se é uma caminhada pelo bairro ou uma aula de zumba na academia: experimente várias atividades até encontrar aquela que vai te animar a praticar com a frequência necessária.
Escolheu a musculação?
Caso você escolha a musculação para começar uma atividade física, lembre-se de intercalar os dias mais pesados com outros para descansar. E nada de treinar mais de uma hora por dia, combinado? Mantenha atenção também com os pesos: quem está iniciando deve pegar apenas cargas mais leves.
Olha a água mineral
Quando praticamos um exercício com máscara de proteção, nem sempre lembramos de beber água por motivos de boca coberta. Mas a atividade física aumenta a imunidade quando estamos hidratados. Carregue sempre uma garrafinha com água fresca e, de tempos em tempos, quando sentir segurança, retire a sua máscara pelo elástico e beba. Lembrando que a hidratação é ainda mais importante no verão, como nesses dias de muito calor que estamos passando.
Para fechar: alimentação saudável
Um corpinho em movimento e bem hidratado pede uma alimentação saudável. Os resultados de uma atividade física são ainda mais visíveis quando combinados com boas refeições, feitas com produtos naturais e variados, e uma rotina sem excesso de açúcar e outros ingredientes que fazem mal ao nosso organismo.
E você: já sabia que a atividade física aumenta a imunidade? Qual tem sido o impacto dos exercícios na sua vida? Conte aqui se você pratica alguma modalidade ou se está querendo começar para cuidar ainda mais da saúde!