Benefícios da castanha para saúde da sua família

Benefícios da castanha para saúde da sua família

A castanha-de-caju nasceu no Nordeste, fruto do cajueiro. Da língua tupi, acaiu, ou caju, significa noz que se produz. Hoje espalhados e produzidos, em diversos países, o caju e sua castanha fazem parte da nossa culinária, e também estão muito presentes nas cozinhas tropicais de Moçambique, Nigéria e Índia. 

Mas agora queremos falar sobre os benefícios da castanha para saúde de toda a sua família. Esse ingrediente tão gostoso e brasileiro pode ser uma ótima forma de cuidar da alimentação e se cuidar, sabia? Continue a leitura para descobrir tudo o que tem dentro da castanha-de-caju! 

Pertencendo ao grupo das oleaginosas, a castanha-de-caju é uma superaliada à nossa saúde. Rica em gorduras boas para o nosso coração , também é repleta de minerais bacanas, como o magnésio, o ferro e o zinco, que auxiliam na prevenção da anemia e melhoram a saúde da pele, das unhas e dos cabelos. 

Conheça os nutrientes da castanha-de-caju

A castanha-de-caju tem um valor nutricional muito interessante! Consumir essa oleaginosa todos os dias é importante para a nossa saúde e bem-estar. A cada 10 gramas de castanha, por exemplo, 5 gramas são de gorduras boas, ou seja, gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o colesterol bom (HDL).


Ainda, a castanha-de-caju, como já dissemos, possui minerais fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Sem falar da alta concentração de zinco, que ajuda a fortalecer o nosso sistema imunológico e permite que o organismo combata qualquer tipo de ameaça que podemos sentir. Ela também é fonte de aminoácidos, vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina E, fósforo, selênio e potássio. Até um pouquinho de vitamina C essa delícia tem! 


Além disso, com propriedades antioxidantes, a castanha-de-caju combate os radicais livres: moléculas instáveis que, quando em excesso, podem oxidar as células saudáveis do nosso corpo. Essa oxidação está associada ao desenvolvimento de algumas doenças crônicas, como Parkinson, e ao envelhecimento precoce. 

Outros benefícios da castanha para saúde

Melhora a memória: por conter selênio, um nutriente importante para a saúde do cérebro, e também vitamina E, a castanha-de-caju ajuda na prevenção de doenças como Alzheimer. 

Controla o açúcar no sangue: as fibras presentes na castanha fazem com os açúcares que a gente consome demorem mais para serem absorvidos pelo organismo, evitam picos de glicemia e diminuem a liberação de insulina. 

Imunidade lá em cima: como já dissemos, o zinco e as vitaminas A e E favorecem o bom funcionamento do nosso sistema imunológico, tão importante nos dias atuais, hein?

Xô depressão: o zinco também ajuda a evitar ou minimizar os sintomas da depressão, visto que alguns estudos já provaram que a deficiência desse mineral está associada à doença. 

Mais beleza e autoestima: os nutrientes da castanha-de-caju ajudam a melhorar a saúde dos nossos cabelos, a circulação de sangue no couro cabelo e o fortalecimento das unhas.

Chega de cansaço: a oleaginosa também abaixa a pressão arterial e combate as dores no corpo, de cabeça, enxaquecas e cansaço — por ser rica em magnésio, com propriedades anti-inflamatórias. 

Evita a osteoporose: é muita riqueza nutricional, gente! A castanha-de-caju ainda nos fornece cálcio e fósforo, minerais importantes para cuidar da densidade óssea. 

Barra a anemia: o ferro e o ácido fólico ajudam na prevenção do problema, que acontece quando a quantidade de glóbulos vermelhos saudáveis é insuficiente para o nosso corpo.

Saciedade: o alto valor energético da castanha-de-caju ajuda até mesmo quem está querendo perder alguns quilinhos, aumentando a sensação de saciedade e fazendo com que a gente sinta menos vontade de comer fora de hora.

Reloginho no organismo: por conter muitas fibras, como já citamos ali em cima, a castanha ajuda com o funcionamento do nosso sistema digestório.

Consumo da castanha-de-caju

É muito fácil inserir a castanha-de-caju na dieta. E depois de conhecer tantos benefícios da castanha para saúde, duvidamos que você não vai querer consumi-la todos os dias, hein? Além da versão torrada e salgadinha, a oleaginosa pode ser uma parte doce da sua alimentação: em forma de pasta gourmet com diversos sabores! Bateu vontade de sobremesa? Vai na pasta de castanha supersaudável e gostosa, que pode ser também combinada com biscoitos integrais, frutas, pães e iogurte ou barrinhas de cereais. 

Diferente da castanha-do-pará

Você pode até confundir, mas a castanha-de-caju é diferente da castanha-do-pará, também chamada de castanha-do-brasil. As duas fazem bem para a saúde e, principalmente, para a nossa imunidade, só que a do cajueiro é menos calórica e ainda entrega mais proteínas e minerais, enquanto que a do-pará ganha na quantidade de fibras. E por que não misturar tudo naquele lanchinho da tarde, hein? 

Última dica: quer uma forma simples e gostosa de aproveitar os benefícios da castanha para saúde de toda a família? Partiu preparar receitinhas especiais com éNozes! Tem biscoito, alfajor, bolo de banana… Hummm! 

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