Castanha-de-caju: conheça os benefícios de uma de nossas estrelas!

Castanha-de-caju: conheça os benefícios de uma de nossas estrelas!

A maioria das pastas da éNozes tem como base a castanha-de-caju, mas você já se perguntou porque escolhemos esse ingrediente para ser a estrela de nossos produtos?

A castanha-de-caju, como o próprio nome já diz, vem do cajueiro, árvore originária do nordeste brasileiro que pode chegar a dez metros de altura. O cajueiro produz um fruto, a castanha-de-caju e, um pseudofruto muito conhecido, o caju.

Conheça as maneiras variadas de encaixar a castanha-de-caju em sua rotina.

Assim com o amendoim, a castanha-de-caju é rica em nutrientes, pode ser consumida em todas as faixas etárias e, de maneira variada, por exemplo:

  • o fruto seco é ideal para lanches e dar um toque especial na salada;
  • a farinha de castanha-de-caju pode ser utilizada para fazer massas de pães e bolos;
  • a castanha também pode virar uma pasta e ser base para criar sabores e texturas.

Benefícios para a nossa saúde.

Além de versátil, essa oleaginosa tem inúmeros benefícios a saúde, como explica a nutricionista Edvânia Soares: “a castanha-de-caju é rica em gordura poli-insaturada (conhecidas por ajudar a controlar os níveis de colesterol), é fonte de proteínas que auxiliam na imunidade, manutenção de massa muscular e do bem-estar.”

O segredo da alimentação saudável.

A conhecida “gordura boa” presente nas castanhas é importante para a saúde, mas, como explica Edvânia, isso não significa que seu excesso não atrapalhe o equilíbrio necessário para uma alimentação saudável. “O segredo de uma alimentação saudável é o equilíbrio, sendo assim é importante não ultrapassar uma porção que é equivalente ao punhado de uma mão ou aproximadamente 20g por dia.”

Fibras.

Outra característica importante da castanha-de-caju é que a mesma é rica em fibras, essenciais para a nossa saúde, pois, segundo a nutricionista, elas ajudam a reduzir o risco de desenvolvimento de pressão alta e acidente vascular cerebral. “As fibras promovem saciedade fundamental para manutenção do peso corporal e ajuda no bom funcionamento do intestino”, acrescenta Edvânia.

Fonte de nutrientes.

Entre os minerais presentes em sua composição, a castanha é rica em fósforo, essencial para a absorção de cálcio, intimamente relacionado com a força, densidade e rigidez dos ossos. O ingrediente também é uma boa fonte de nutrientes como cálcio, ferro, zinco, selênio e antioxidantes, este previne o envelhecimento precoce causado pelo estresse oxidativo.

E aí, depois de ficar sabendo de todos esses benefícios, que tal colocar a castanha-de-caju na sua alimentação?

Ah, só lembrando: em nossas pastas veganas de beijinho, churros, chocolate sem lactose e na pasta não vegana red velvet você encontra esse ingrediente tão amado e útil.

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Até a próxima e éNozes! 😉

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