
Chocolate Belga: 4 razões para usar nas suas receitas
Aqui no Brasil, o chocolate é amado por muita gente, e pode ser de qualquer jeito, ao leite, branco, amargo, com castanhas... Mas será que você conhece a origem desse produto tão gostoso? O chocolate, como conhecemos hoje, foi criado por um holandês, um suíço e um belga — lááá na Europa, como já dá para adivinhar. Mas, na época, todo o cacau que eles usavam saía da região amazônica. Vamos voltar um pouquinho no tempo para descobrir a história do chocolate conhecido aqui como belga?
Por volta de 1635, a Bélgica era ocupada pelos espanhóis que, coincidentemente, também haviam ocupado alguns países andinos e mais para o centro da América Latina, onde os povos nativos já tomavam chocolate e o consideravam uma bebida sagrada, assim como plantavam cacau com facilidade.
Os espanhóis, então, levaram cacau, a matéria-prima do chocolate, para a Europa, e logo descobriram que seria mais fácil transformar o fruto em chocolate em barra, como comemos agora, onde as temperaturas eram mais frias. E foi assim que o chocolate belga surgiu — lá na Bélgica, como o nome já entrega — a partir de novas técnicas de produção. Em 1884, a Bélgica já havia decretado leis de pureza para manter a qualidade do chocolate que produziam.
E até hoje, em alguns locais do país, o chocolate belga é feito quase de forma artesanal, o que mantém ainda mais sua qualidade e sabor.
Por que o chocolate belga é tão querido no mundo todo?
O chocolate belga é considerado um dos melhores do mundo por manter o sabor mais amarguinho do cacau, o que entrega aquele tom de marrom mais escuro que o de um chocolate ao leite. A quantidade de açúcar em um chocolate belga também é menor, assim como não tem gordura vegetal ou qualquer outro aditivo como ingrediente.
E quais as razões para eu usar chocolate belga nas minhas receitas?
Você pode estar se perguntando: se o chocolate belga contém menos açúcar e gordura, será que eu devo usá-lo para preparar sobremesas gostosas? A resposta é sim! A primeira vantagem, como já dá para imaginar, é em relação à saúde! Pela alta concentração de cacau, o chocolate belga se torna mais saudável para ser consumido no dia a dia.
1. Ter mais saúde
Preparar uma receita com chocolate belga, como dissemos anteriormente, é sinônimo de saúde. Vários outros produtos que consumimos na nossa rotina já contêm açúcares, gorduras e demais ingredientes que não fazem bem ao nosso corpo, então, sempre prefira receitas que possam levar o chocolate com mais concentração de cacau.
2. Saciar a vontade de comer doce
Ainda falando sobre saudabilidade, o chocolate belga também pode matar aquela nossa vontade de comer um docinho depois do almoço, mas sem prejudicar a alimentação ao longo dos dias. Isso porque ele é delicioso, cremoso e pode ser consumido sem culpa!
3. Treinar o paladar
Quando você usa chocolate belga nas receitas, seu paladar também começa a se acostumar com sabores menos doces. Ou seja, quem vive consumindo doces superprocessados e cheios de açúcar pode usar o chocolate belga para desacostumar e aprender a amar as sobremesas mais saudáveis — e que são tão gostosas quanto, hein! Você vai redescobrir o sabor de vários produtos.
4. Fazer novas combinações
Outra razão interessante para usar chocolate belga nas receitas é que ele combina com muitos outros ingredientes. Com um pouco de criatividade na cozinha você consegue criar novas e deliciosas receitas, até mesmo usando as frutas da estação e mel, por que não? Sem falar que doces e sobremesas caseiras sempre nos trazem memórias afetivas, né?
Se você ainda tem receio de mexer com chocolate por conta do derretimento, da temperagem e tudo mais, que tal começar a preparar receitas especiais com outros produtos que levam o chocolate belga em suas composições?
Então, conheça agora a nossa pasta de amendoim éNozes, feita com chocolate belga. Ela é sem açúcares, sem lactose, low carb, vegana e leva em sua composição apenas amendoim, chocolate belga 70,5%, stevia desidratada e sal rosa. Todo mundo pode comer sem culpa, hein!
E para te inspirar mais um pouquinho, separamos receitas per-fei-tas e que podem ser preparadas facilmente em casa! Bora lá deixar o dia mais gostoso e saudável?
Palha Italiana
Ingredientes:
- 1 xícara de leite em pó desnatado
- 5 colheres de sopa de adoçante xylitol
- 1 colher de chá de cacau em pó
- 2 colheres de sopa de pasta de amendoim éNozes sabor Chocolate Belga 70,5%
- ½ xícara de leite de amêndoas
- ¼ xícara de chocolate amargo ou sem açúcar
- biscoitos sem açúcar quebrados
Modo de Preparo:
Bata no liquidificador o leite em pó desnatado, o xilitol, o cacau em pó, a pasta de amendoim éNozes e o leite de amêndoas aquecido. Coloque a mistura na panela e mexa em fogo baixo até engrossar. Adicione o chocolate picado e misture até derreter. Retire do fogo e adicione os biscoitos quebrados. Coloque em uma travessa forrada com papel manteiga e leve ao freezer por 4 horas. Desenforme, corte em quadrados e passe no leite em pó desnatado.
Pirulito de Chocolate
Ingredientes do Biscoito:
- 1 ovo
- 4 colheres de sopa de manteiga ghee
- 4 colheres de sopa de adoçante xilitol ou açúcar de sua preferência
- 1 xícara de leite em pó desnatado
Ingredientes do Recheio:
- 50g de chocolate amargo, meio amargo ou sem açúcar
- 2 colheres de sopa de pasta de amendoim éNozes sabor Chocolate Belga 70,5%
- 50ml de leite de coco
- Chocolate amargo, meio amargo ou sem açúcar para a cobertura
Modo de Preparo:
Para fazer o biscoito, misture o ovo, a manteiga derretida, o xilitol e o leite em pó. Formate os biscoitos com as mãos untadas ou com um cortador redondo. Em uma assadeira forrada com papel manteiga, asse os biscoitos no forno pré-aquecido a 180°C por 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.
Para fazer o recheio, derreta o chocolate com a pasta éNozes e misture o leite de coco até ficar homogêneo. Passe o recheio em um biscoito, posicione um palito e cubra com outro biscoito. Cubra os pirulitos com chocolate derretido, coloque sobre o papel manteiga e leve ao freezer por 10 minutos. Ficou com alguma dúvida? É só conferir o vídeo aqui.
Shake de Banana
Ingredientes:
- 1 banana madura
- Gelo
- 120ml de leite de amêndoas gelado ou de sua preferência
- 60g de iogurte natural
- 1 colher de sopa de pasta de amendoim éNozes sabor Chocolate Belga 70,5%
Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Sirva e aproveite.
Petit Gateau
Ingredientes:
- 1 ovo
- 3 colheres de sopa de adoçante xilitol
- 1 colher de café de essência de baunilha
- 50g de chocolate meio amargo ou amargo
- 2 colheres de chá de pasta de amendoim éNozes sabor Chocolate Belga 70,5%
- 1 colher de sopa de farinha de aveia
Modo de Preparo:
Bata na batedeira o ovo, o xilitol e a essência de baunilha até ficar claro. Misture o chocolate derretido com a pasta de amendoim. Peneire a farinha e misture. Coloque a massa em um ramekim untado e enfarinhado. Pré-aqueça o forno a 180°C e asse o petit gateau por 10 minutos. Espere 1 minuto antes de desenformar.
Agora que você já sabe quatro razões para usar chocolate belga nas suas próximas receitas, conte aqui como conheceu esse ingrediente tão delicioso e qual a sua sobremesa preferida com ele! Quer aprender outras delícias com éNozes? Siga nosso Instagram e confira!